A partir desta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão dá início à campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado. A abertura oficial ocorrerá às 8h30 na Policlínica Cidade Operária, em São Luís, marcando o início da mobilização para imunização em todos os 217 municípios maranhenses. Além da Policlínica, o imunizante estará disponível em diversos locais da Grande Ilha. Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, a campanha foi antecipada este ano devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, garantindo uma maior proteção à população.
Objetivos e Grupos Prioritários: Em 2023, o Maranhão atingiu uma cobertura vacinal de 79,03% contra a gripe. Para este ano, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Os grupos incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas a partir de 6 meses de idade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de pessoas com deficiência permanente.Ao todo, são 1.964 salas de vacinas distribuídas em todo o estado, com diversos pontos de imunização, incluindo Policlínicas, hospitais e Unidades Básicas de Saúde.
Locais de Vacinação na Grande Ilha: Os locais de vacinação na Grande Ilha incluem:
Gratuidade e Orientações Especiais: A vacinação é gratuita para os grupos prioritários do Sistema Único de Saúde (SUS). As crianças que anunciam a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Para aqueles que não se enquadram nos grupos prioritários, a vacina está disponível em clínicas particulares.
Campanha em São Luís: A campanha já teve início em São Luís desde o último dia 16 de março, com expectativa de imunizar 354.179 pessoas contra o vírus influenza. Durante a campanha, todas as salas de vacinação das unidades de saúde da capital aplicarão a vacina das 8h às 17h.