Teoria e prática precisam caminhar juntos, e quando um se sobrepõem ao outro, concluímos que algo está errado ou fora do lugar. Para aqueles que analisam de fora, em Paço do Lumiar a disputa eleitoral já tem um vencedor: o poderoso e abastado Fred Campos(PSB), candidato que tem como vice a dentista Mariana Brandão(MDB), sobrinha do governador Carlos Brandão(PSB), e apoio total do clã colinense.
A dupla, juntamente com outras dezenas de pré-candidatos serão homologados logo mais em ato político no clube da Assembleia com a presença daqueles que hoje se acham “donos do Maranhão”. Mas sobrepesando não a conjuntura, porém os fatos, a conclusão é bem diferente do que tentam disseminar.
Paço do Lumiar, sexta maior no Estado, é uma cidade que embora esteja encravada na Região Metropolitana, na Grande Ilha – possui características rurais acentuadas. Por lá, para enfrentar o hoje, faz-se oportuno analisar o ontem, pois diferente das ilações pessoais, os dados matemáticos não permitem questionamentos.
PREFERÊNCIA DO ELEITOR:E seguindo esse viés, os resultados nos últimos cinco pleitos evidenciam que o eleitorado tem priorizado candidatos com perfis diferentes de Campos e Mariana. Talvez essa seja a razão pela qual na noite desta sexta-feira(19), mesmo cometendo crime eleitoral, já passava das 22:00hs, quando um carro de som com a voz do próprio Fred percorria às ruas convidando os moradores para convenção .
Visto como desrespeitoso pelo cidadão comum, o mesmo que vai às urnas no próximo dia 06 de outubro, o episódio não reflete o sentimento de vitória, pelo contrário, passa desespero. Ora, estamos falando do grupo formado por 14 siglas partidárias, mais de 120 pré-candidatos a vereadores, apoio dos Executivos Municipal e Estadual, e que estará dando “ajuda de custo”, transporte e lanche.
Diante do contexto acima, o sucesso não deveria ser líquido e certo? A verdade nua e crua é que esse ato ascende o alerta de qualquer pessoa, inclusive com pouca capacidade avaliativa, pois nem de longe é reflexo de quem já tem 61% da preferência do eleitorado. Que chegue logo outubro.